Na China, uma apresentação de fogos de artifício que era para ser cheia de luz e cor terminou em caos e fogo. O incidente aconteceu no Sky Theatre, na cidade de Liuyang, na província chinesa de Hunan, no dia 2 de outubro.
Reportagem do The Sun relata que o show, intitulado “Outubro: O Som das Flores Desabrochando”, teve como objetivo gerar um efeito visual 3D com a ajuda de drones sobre a terra e a água próxima. Mas os drones apresentaram falhas e caíram do céu, alguns em chamas. Faíscas atingiram o público e iniciaram um incêndio.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram as pessoas fugindo e tentando se proteger com o que tinham à mão – cadeiras, por exemplo, foram usadas como escudos improvisados contra o calor e as fagulhas. Apesar do pânico geral, as autoridades locais informaram que não houve feridos.
Pequenos focos de fogo chegaram a ser registrados em áreas próximas, mas foram controlados em poucos minutos. Uma zona de evacuação de 1,6 quilômetro foi estabelecida logo após o incidente, e equipes extras de bombeiros foram mobilizadas para evitar novos riscos.
Segundo o Gulf News, o Departamento de Cultura e Turismo de Liuyang disse que o tempo excepcionalmente seco pode ter contribuído para o mau funcionamento dos drones e que as chamas poderiam ter provocado um incêndio maior.
Nas redes sociais, os usuários reagiram ao acontecido. “Isso deveria ser lindo, mas acabou virando algo saído de um apocalipse”, escreveu um. Outro afirmou: “Esse tipo de fogo de artifício sobre a cabeça das pessoas é muito arriscado. Deveria ser sobre corpos d’água”