Data centers em escala de gigawatts serão construídos no espaço dentro dos próximos 10 a 20 anos. Essa é a previsão de Jeff Bezos, fundador da Amazon e Blue Origin. Em participação na Semana Italiana de Tecnologia em Turim, o bilionário disse ainda que, com a energia solar continuamente disponível, esses data centers eventualmente superariam os baseados na Terra.
“Esses gigantescos centros de treinamento seriam melhor construídos no espaço, porque temos energia solar lá, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Não há nuvens, nem chuva, nem clima”, observou ele, citado pela Reuters. “Seremos capazes de superar o custo dos data centers terrestres no espaço nas próximas décadas.”
Segundo Bezos, essa mudança faz parte de uma tendência mais ampla de usar o espaço para melhorar a vida na Terra. “Isso já aconteceu com satélites meteorológicos e de comunicação. O próximo passo são os data centers e, depois, outros tipos de manufatura.”
No evento, o executivo também falou sobre a inteligência artificial. Na sua visão, a ascensão da tecnologia compartilha características com a era das pontocom, quando uma grande onda de entusiasmo foi seguida por uma queda.
“Devemos ser extremamente otimistas de que as consequências sociais e benéficas da IA, como as que tivemos com a internet há 25 anos, são reais e permanecerão”, salientou. “É importante desvincular as potenciais bolhas e suas consequências de estouro, que podem ou não acontecer, da realidade atual.”