O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é \”Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira\”, segundo informou o Ministério da Educação (MEC). Mais de 4,8 milhões alunos estão inscritos para fazer a prova neste domingo, 9, e no próximo, dia 16.
Neste domingo, os estudantes resolverão questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; além da redação.
Relembre os temas de edições anteriores
O texto deve ser desenvolvido a partir da situação-problema proposta na prova e dos materiais de apoio, que auxiliam na reflexão sobre o tema.
Nos últimos anos, os temas de redação do Enem abordaram desde o papel da mulher e a valorização dos povos tradicionais até questões como doenças mentais e o comportamento do usuário na internet.
No ano passado, o tema foi \”Desafios para a valorização da herança africana no Brasil\”. O debate sobre a valorização da herança africana tem crescido no Brasil nos últimos anos, assim como as discussões sobre estratégias para superar o racismo e as desigualdades.
Em 2023, o tema foi \”Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil\”. A temática foi considerada inesperada pelos professores de cursinho, mas extremamente relevante.
O tema abordado em 2022 foi \”Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil\”, que promoveu discussões sobre o direito à cidadania e a importância de zelar pela preservação da história no País.
Em 2021, o assunto foi \”Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil\”, a respeito da participação do Estado em prover visibilidade a pessoas sem documentos essenciais, como certidão de nascimento.
Em 2020, o tema foi \”O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira\” e, em 2019, a redação tratou da \”Democratização do cinema no Brasil\”
Em 2018, foi escolhido o assunto \”Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet\”, com discussões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), e, em 2017, o tema foi \”Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil\”, abordando a inclusão social.






