O trabalho humano permanecerá relevante num futuro em que a inteligência artificial (IA) avançada vai superar os humanos na maioria das atividades, e a custos mais baixos? Essa questão ganhou urgência à medida que os sistemas de IA ultrapassam cada vez mais os humanos em tarefas cognitivas, criativas e emocionais, dizem os pesquisadores Simon Friis e James W. Riley, da Harvard Business School.
Estimativas recentes sugerem que os sistemas de IA atuais são capazes de dobrar a eficiência de 47% de todas as tarefas na economia dos EUA , e essa proporção tende a crescer.A lógica econômica parece inexorável: à medida que a IA se torna mais capaz e econômica do que o trabalho humano, as forças de mercado devem impulsionar a ampla automação do trabalho.
No entanto, lembram os pesquisadores, a história mostra que não é sempre assim: a aceitação social impôs restrições surpreendentemente duradouras a tecnologias que, de outra forma, seriam benéficas. Exemplos disso são a resistência pública a culturas geneticamente modificadas, à energia nuclear e a pesquisas com células-tronco embrionárias, apesar de seus potenciais benefícios.
Se certos domínios permanecerem fora dos limites da invasão tecnológica, mesmo quando a inovação oferece vantagens claras, a IA poderá enfrentar resistência semelhante no mercado de trabalho — não por ser incapaz, mas porque a sociedade considera seu uso fundamentalmente inadequado em determinadas funções.
Para entender melhor por que isso acontece, os pesquisadores entrevistaram 2,357 americanos, que classificaram o uso da IA em 940 profissões como moralmente adequado, moralmente ambivalente e moralmente repugnante. Veja abaixo o resultado final da análise dos números.
Confira as profissões em que o uso da IA é mais ou menos repugnante.
Mais repugnante
- Clérigos (sacerdotes de alguma religião)
- Babás ou profissionais que cuidam de crianças
- Terapeutas de casais e de família
- Juízes e profissionais ligados a causas administratitvas
- Atletas e competidores esportivos
- Artesão
- Policiais
- Atendentes de funerais
- Barbeiros
- Atores
Menos repugnante
- Operadores de Torre de Petróleo e Gás 2,72
- Caixas
- Zeladores
- Faxineiros
- Digitadores de dados
- Pavimentadores
- Bioestatísticos
- Operadores de mesa relefônica, incluindo serviço de atendimento telefônico
- Planejadores de transporte
- Estrategistas de marketing de busca
- Arquivistas