A partir desta segunda-feira (13), a oferta do Pix Automático pelas instituições financeiras passa a ser obrigatória. Lançado em junho em caráter opcional, a proposta, como o nome sugere, é permitir que pagamentos recorrentes sejam feitos de forma automática.
Isso quer dizer que, com essa modalidade, alternativa ao débito, é possível pagar contas recorrentes, como de energia, telefone, escolas, academias, condomínios, assinaturas, seguros, entre outras, de forma automática pelo Pix.
Como funciona?
Para aderir a nova funcionalidade, o pagador precisa autorizar uma única vez a operação, sem precisar fazer um novo pagamento a cada nova cobrança. Funciona da seguinte forma:
- A empresa –que pode ser a academia, a escola do seu filho, ou mesmo seu serviço de streaming– oferece ao cliente Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços.
- O cliente autoriza o pagamento das cobranças por Pix Automático e define as regras, como o valor máximo de cada pagamento e a possibilidade de utilizar linha de crédito caso não possua saldo suficiente no momento da cobrança.
- Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do cliente.
- O banco do cliente agenda o pagamento e notifica o pagador, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo.
- No dia do pagamento, o banco do cliente efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização.
As autorizações poderão ser canceladas a qualquer momento pelo pagador. Além disso, será possível definir um valor máximo para cada cobrança (impedindo débitos de valor superior ao estipulado), escolher receber ou não as notificações de agendamento dos pagamentos, verificar o histórico de autorizações e gerenciar o limite exclusivo para transações via Pix Automático (pagamentos feitos por Pix Automático não afetam o limite Pix disponível para outras transações).
Segundo o Banco Central, haverá uma seção dedicada ao Pix Automático na área do Pix no aplicativo de todos os bancos, em que será possível ver todos os agendamentos referentes à modalidade.
O Pix Automático não terá tarifa para os pagadores, mas empresas recebedoras poderão ser tarifadas.