À medida que a adoção da inteligência artificial nas empresas avança, surge um novo perfil de líder com uma abordagem disciplinada e sistêmica que equilibra direcionadores estratégicos com os dados e a infraestrutura necessários para acompanhar essa evolução.
Os chamados ‘Pioneiros Líderes’ (Pacesetters) já estão arquitetando o futuro — 98% estão projetando suas redes para o crescimento, a escala e a complexidade da IA, em um momento em que agentes de IA começam a ganhar maior protagonismo. É o que aponta a terceira edição do Índice Anual de Preparação para IA (Cisco AI Readiness Index) divulgada em primeira mão por Época NEGÓCIOS.
“As principais características desse perfil de líder envolve fazer da IA parte do negócio, não um projeto paralelo, construir infraestrutura para crescer e se arriscar. A gente está falando de um líder extremamente estratégico e bem preparado”, afirma Renier Souza, diretor de engenharia da Cisco ao NegNews.
A pesquisa mostra ainda que, no Brasil, 92% das empresas planejam implantar agentes de IA (acima da média mundial, de 83%) e mais de 50% esperam que os agentes trabalhem ao lado de seus funcionários dentro de um ano.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:






