A OpenAI acabou de lançar o GPT-5.1, uma atualização do modelo principal lançado em agosto. Segundo informações do The Verge, a empresa afirma que as melhorias e atualizações feitas neste novo sistema “tornam o ChatGPT mais inteligente e mais agradável de usar”.
Os novos modelos incluem o GPT-5.1 Instant e o GPT-5.1 Thinking. De acordo com um comunicado da OpenAI, o primeiro é “mais amigável, mais inteligente e melhor em seguir instruções” do que seu antecessor. Já o segundo é “agora mais fácil de entender, mais rápido em tarefas simples e mais persistente em tarefas complexas”.
As perguntas feitas pelos usuários serão, na maioria dos casos, automaticamente direcionadas aos modelos mais adequados para respondê-las. Os dois novos modelos começarão a ser disponibilizados aos usuários do ChatGPT ainda nesta semana, e as versões anteriores do GPT-5 permanecerão acessíveis por três meses no menu suspenso antes de serem removidas.
Como parte da atualização, a OpenAI também anunciou a expansão das predefinições de personalidade para o tom de conversa dos modelos. A lista completa agora inclui: Padrão, Profissional, Amigável, Sincero, Peculiar, Eficiente, Nerd e Cínico.
A empresa informou ainda que lançará um “experimento para novas maneiras de ajustar o estilo do ChatGPT diretamente nas configurações”, recurso ao qual alguns usuários poderão ter acesso ainda nesta semana.
“Com mais de 800 milhões de pessoas usando o ChatGPT, já ultrapassamos a fase de uma solução única para todos”, escreveu Fidji Simo, CEO de Aplicativos da OpenAI, em uma publicação no Substack.
Embora o CEO da OpenAI, Sam Altman, tenha criado grande hype em torno do anúncio do GPT-5 em agosto, o lançamento não correspondeu às expectativas.
Quando o CatGPT-5 foi lançado, muitos usuários ficaram desapontados e expressaram sua frustração com a escolha da OpenAI de torná-lo o modelo padrão do ChatGPT. A pressão foi tanta que a empresa decidiu trazer de volta o GPT-40 como opção, um dia após o lançamento do GPT-5.
O anúncio do GPT-5.1 ocorre poucas semanas após o lançamento do navegador web com inteligência artificial da OpenAI, o ChatGPT Atlas. Ele possui um “modo agente” atualmente disponível apenas para usuários do ChatGPT Plus e Pro, e funciona de forma semelhante à ferramenta Operator da empresa, permitindo a execução de ações no navegador em nome dos usuários.
*Com supervisão de Marisa Adán Gil






