Tricampeã mundial e a primeira mulher brasileira a conquistar três medalhas olímpicas em um esporte individual, a judoca Mayra Aguiar, de 33 anos, anunciou na quinta-feira (26) a sua aposentadoria do esporte. Ao todo, ela participou de cinco ciclos olímpicos representando a seleção brasileira.
Acessibilidade
Natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, Mayra conquistou 8 medalhas em campeonatos mundiais e dezenas de outras em competições de caráter mundial e continental em categorias até 78 kg.
Depois de conquistar medalhas nas categorias juniores, Mayra obteve a sua primeira conquista olímpica em Londres, em 2012, com uma medalha de bronze. A judoca repetiu o feito em 2016 e 2020.
Nos Jogos Olímpicos de 2024, Mayra perdeu logo na primeira luta e, mais tarde, abriu mão da disputa por equipes. A atleta afirmou que sofria de fortes dores, desconforto físico e outros problemas de saúde física e mental que atrapalharam o seu rendimento na competição.
“Fui até onde meu corpo permitiu e, mesmo quando ele não permitia mais, forcei ainda mais alguns anos, porque sou teimosa (rs). O judô moldou minha vida, meus valores, minhas amizades e minha visão de mundo. Serei eternamente grata por tudo o que vivi dentro e fora dos tatames”, escreveu a agora ex-judoca em sua conta no Instagram.
Mayra em números
- 3 medalhas de bronze em Jogos Olímpicos
- 3 ouros, 2 pratas e 3 bronzes em campeonatos mundiais
- 2 ouros, 1 prata e 1 bronze em World Masters
- 6 ouros, 6 pratas e 8 bronzes em Grand Slams
- 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze em Jogos Pan-Americanos
- 8 ouros e 3 pratas em campeonatos pan-americanos de judô
- 1 ouro, 1 prata e dois bronzes no Campeonato Mundial Júnior
Confira o anúncio oficial de aposentadoria publicado pela atleta