Previsão feitar pela IKAR aponta que o total exportado possivelmente não passará de 41 milhões de toneladas métricas, mais de 2 milhões abaixo do estipulado
A consultoria agrícola IKAR estimou nesta quinta-feira as exportações de trigo russo em 2025/26 em 41 milhões de toneladas métricas, em um cenário de base, abaixo das 43,5 milhões de toneladas esperadas na temporada atual, e as exportações de grãos em 52 milhões de toneladas.
Acessibilidade
Como resultado, a participação da Rússia no comércio global de trigo cairia para 20% na temporada de exportação de 2024/2025, de 25% na temporada anterior, acrescentou, enfatizando que o país continuará sendo o principal exportador de trigo do mundo.
Na temporada 2023/24, a Rússia exportou um recorde de 54,3 milhões de toneladas.
A agência disse que havia “uma incerteza recorde em relação à futura colheita das culturas de inverno no país para 2025”, devido à falta de umidade no solo durante o outono.
Apesar da colheita menor este ano, a Rússia continuou a exportar um volume recorde de trigo em julho-dezembro de 2024, com as exportações chegando a 28,5 milhões de toneladas, de acordo com a IKAR.
Espera-se que as exportações russas desacelerem na segunda parte da temporada, devido às medidas do governo para restringir as exportações, como baixas cotas de exportação e altas taxas de exportação.