Na noite desta quinta-feira (4), um avião teve de ser evacuado devido a um incêndio no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Em vídeos compartilhados amplamente nas redes sociais, é possível ver o foco do incêndio, muito perto da aeronave, enquanto se ergue uma coluna extensa de fumaça. Em um outro momento é possível ver dezenas de pessoas saindo do avião, assim como todo o aparato das autoridades no local.
Pode ver estas imagens na galeria acima.
A aeronave foi evacuada, mas não há registo de feridos.
“De dentro, não havia fumaça nem cheiro, e não conseguíamos entender por que tinha que evacuar. Bateu o desespero nas pessoas”, disse Lucas Lima, um dos passageiros retirados do avião em entrevista.
Lucas contou que o voo estava lotado e que a tripulação estava ajudando os passageiros a encontrarem os seus lugares e a arrumarem as malas, quando, de repente soou o aviso.
“O voo estava lotado, com overbooking, mas estavam acomodando as pessoas mesmo após o embarque encerrado. Quando estávamos quase todos sentados, houve um aviso para evacuar a aeronave imediatamente. Aí, todos se levantaram, alguns sem entender muito bem e tentando pegar a mala. Veio outro aviso e os comissários gritavam para deixar os pertences e sair pela frente imediatamente”, revelou.
Lucas viajava com a esposa grávida, a quem tinha sido atribuído um lugar em uma outra parte do avião. O homem contou que ainda tentou encontrar a mulher, mas que teve de sair da aeronave sem saber se ela já estava em segurança. Do lado de fora o casal acabou se encontrando – ambos ilesos.
Em comunicado enviado à imprensa, a LATAM Airlines Brasil esclareceu que “durante o embarque dos passageiros do voo LA3418 (São Paulo/Guarukhos – Porto Alegre) houve um princípio de incêndio de equipamento de solo de uma empresa terceirizada, responsável pelo carregamento de cargas do voo”.
O fogo teve início em um veículo de esteira de bagagem – um equipamento de solo usado para a carga e descarga de malas dos porões das aeronaves – que dava apoio a um avião Airbus A320 (um modelo que recentemente foi alvo de uma paralisação, devido a razões de segurança).
“A fumaça gerada pelo equipamento acionou os protocolos de segurança. Os passageiros foram retirados da aeronave pela ponte de embarque (finger) e pela escorregadeira (escape slide), todos com o auxílio dos funcionários treinados para esse tipo de situação”, acrescentou a companhia aérea. frisando que “não houve feridos” e que a “situação foi rapidamente controlada”.
Lucas Lima corroborou a declaração da LATAM, afirmando que tanto ele e a mulher, como os restantes passageiros, foram realocados para um outro voo, recebendo um voucher de 150 reais para o jantar.






