Um homem britânico, de 86 anos, foi multado depois de dois agentes da polícia o terem visto cuspindo para o chão em East Lindsey, Lincolnshire, na Inglaterra.
Roy Marsh estava dando um passeio em um parque em Skegness quando uma forte rajada de vento fez com que uma folha entrasse em sua boca.
“Joguei fora”, recorda o idoso de 86 anos, lembrando à BBC o momento em que, em seguida, foi interpelado por dois agentes.
Aquilo que o Rob pensou ser apenas um aviso, viria a se provar ser um castigo sério com o homem sendo multado em 256 euros (cerca de 1,6 mil reais). A multa viria a ser reduzida para 171 euros (quase 1 mil reais), após um apelo, mas ainda assim, Rob não se conseguiu se livrar da despesa.
O episódio rapidamente ganhou repercussão por ser considerado desproporcional. O próprio vereador local, Adrian Findley, descreveu o caso como um dos muitos exemplos em que a polícia tem a mão muito “pesada” com a aplicação da lei na cidade. “Estão exagerando”, dispara.
A autarquia local acrescentou que as ações de fiscalização são monitoradas de perto e que as patrulhas “não visam nenhum grupo demográfico específico” e “não são discriminatórias”.
O caso de Marsh, note-se, não é um caso isolado no Reino Unido.
Em outubro, uma mulher foi multada em 150 libras (cerca de 930 reais), em Londres, por despejar um pouco de café em uma sarjeta, antes de entrar em um ônibus. A mulher alegou que foi uma atitude espontânea, que tomou para evitar derrubar café durante o trajeto do transporte.





