Cientistas descobriram que um antigo local no Colorado, nos Estados Unidos, era o equivalente a uma “pista de dança” na Era Cretácea, conforme revelado pelo Futurism. Neste que um dia foi um planície de lama costeira, dinossauros machos, incluindo alguns semelhantes ao Tyrannosaurus rex, exibiam seus “passos” para atrair fêmeas, segundo um novo estudo publicado na revista Cretaceous Research.
A descoberta desses rituais de cortejo veio da análise minuciosa de 35 pegadas de dinossauros fossilizadas em rochas no Dinosaur Ridge, um museu a céu aberto no Colorado, onde o primeiro esqueleto de Stegosaurus foi encontrado.
Os passos pré-históricos do amor
Marcas de arranhões, sulcos e outras impressões deixadas por pés e garras na rocha preservada revelam que os dinossauros se moviam de maneiras específicas: para trás ou de lado, com marcas profundas sugerindo que as criaturas cravavam as garras no chão e chutavam a terra para trás.
“Podemos dizer que eles tinham dois movimentos até agora, um andando para trás e outro se movendo de um lado para o outro”, disse Caldwell Buntin, paleontólogo da Old Dominion University na Virgínia e primeiro autor do artigo, à Live Science.
Buntin detalhou os movimentos: “Se eles estivessem muito animados, dariam alguns passos para trás e repetiriam o movimento, o que geralmente apagava a metade de trás de cada conjunto anterior de arranhões. Quando isso acontecia três ou mais vezes, alguns deles mostram uma virada no sentido anti-horário, meio que como o moonwalk com um pequeno giro.
“Os cientistas apontam dois possíveis “dançarinos”: os ornitomimídeos, dinossauros bípedes que lembram avestruzes, e o acrocantossauro, semelhante a um T. Rex, mas menor.
Um “salão de festas” jurássico
Outra característica intrigante do local é que as evidências sugerem que os dinossauros visitavam o local repetidamente ao longo do tempo. Isso indica que essa antiga extensão de lama costeira era um ponto de encontro crucial para o cortejo e acasalamento, no que a zoologia chama de “lek”.
Um lek é um local onde grupos de machos exibem-se para as fêmeas – comportamento ainda observado em aves modernas, descendentes diretas dos dinossauros, como pavões e galos que arranham o chão e exibem suas penas.
Os pesquisadores do estudo classificaram o local no Colorado como um lek de dinossauros. Segundo a Science, existem apenas três sítios de lek de dinossauros conhecidos no mundo, incluindo Dinosaur Ridge, o que os torna extremamente raros.






