A fabricante de brinquedos Mattel firmou parceria com a OpenAI para testar seus produtos no Sora 2, modelo de inteligência artificial voltado à produção de vídeos. A informação foi anunciada pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, durante a conferência Developer Day, realizada nesta segunda-feira (10), e confirmada pela Investing.com.
Altman descreveu a Mattel como “uma grande parceira”. “Um de seus designers agora pode começar com um esboço e transformá-lo em algo que você pode ver, compartilhar e reagir”, explicou o executivo. Segundo ele, a colaboração permitirá que a Mattel transforme esboços iniciais em conceitos visuais de forma mais eficiente, otimizando o fluxo de trabalho de design.
As polêmicas sobre direitos autorais
Também nesta segunda-feira, a empresa anunciou que irá controlar com mais afinco os personagens que aparecem nos vídeos dos usuários, para não ferir os direitos autorais de empresas da área do entretenimento, revelou o The Guardian.
Hoje, os proprietários de obras podem sinalizar violações por meio de um “formulário de disputas de direitos autorais”. Apesar disso, artistas e estúdios não dispõem de uma opção geral para impedir preventivamente o uso de suas criações.
“Trabalharemos com os detentores de direitos para bloquear personagens no Sora a pedido deles e responderemos a solicitações de remoção”, afirmou Varun Shetty, chefe de parcerias de mídia da OpenAI.
*Com supervisão de Marisa Adán Gil