O cometa 3I/ATLAS é o terceiro objeto conhecido de fora do nosso sistema solar a ser descoberto passando pela nossa vizinhança celeste. Descoberto em 1º de julho de 2025 pelo telescópio ATLAS, no Chile, o objeto interestelar rapidamente despertou o interesse da comunidade científica mundial.
O tamanho e as propriedades físicas do cometa interestelar estão sendo investigados por astrônomos ao redor do mundo. Segundo a Nasa, observações feitas até 20 de agosto indicam que o limite superior de seu diâmetro é de 5,6 quilômetros, embora possa ter apenas 440 metros de diâmetro.
Modelos preliminares sugerem ainda que ele pode ter mais de sete bilhões de anos, tornando-o potencialmente mais antigo que o próprio Sistema Solar.
Em relação à sua velocidade, quando foi descoberto, o 3I/ATLAS viajava a cerca de 221.000 quilômetros por hora (ou 61 quilômetros por segundo), e à medida que se aproximar do Sol a velocidade tende a aumentar.
Coincidentemente, ele está a poucos dias de fazer sua maior aproximação do Sol e desaparecer de vista. Ele viaja a mais de 210 mil quilômetros por hora e deve atingir seu ponto mais próximo do Sol em 30 de outubro de 2025, cruzando a órbita de Marte antes de seguir rumo a Júpiter e deixar o Sistema Solar definitivamente em 2026.
Apesar de suas dimensões colossais e da velocidade extrema, não há qualquer risco de impacto com a Terra. Na verdade, ele nem chegará perto do planeta. Segundo cálculos da Nasa e da Agência Espacial Europeia (ESA), o cometa passará a uma distância segura — entre 240 e 270 milhões de quilômetros da Terra.






