Em julho, a Perplexity AI apresentou ao público o navegador Comet, com foco em produtividade e automação por meio de inteligência artificial. Esta semana, foi a vez da OpenAI anunciar o lançamento do navegador ChatGPT Atlas, com IA integrada.
window._taboola = window._taboola || [];
_taboola.push({
mode: ‘organic-thumbs-feed-01-stream’,
container: ‘taboola-mid-article-saiba-mais’,
placement: ‘Mid Article Saiba Mais’,
target_type: ‘mix’
});
Apesar de ambos prometerem acesso à internet mais inteligente, rápido e personalizado, bem como transformar a maneira como os usuários encontram informações e realizam tarefas online, na prática eles são bem diferentes. O primeiro ponto é a disponibilidade: o Atlas foi lançado apenas para o sistema operacional iOS, da Apple, e o Comet oferece suporte para Windows e iOS.
Enquanto o Atlas enfatiza a automação do fluxo de trabalho, o Comet prioriza a precisão da pesquisa com base em citações. O Atlaso é capaz, por exemplo, de resumir páginas da web conforme o usuário as lê; manter o contexto entre sites e guias; lembrar o que o usuário fez online – caso a memória seja habilitada -, e ajudar a realizar ações como escrever e-mails ou encontrar referências sem sair da página, como destaca a Medium.
Já o Comet pode resumir, explicar e comparar conteúdo, preencher formulários ou realizar pequenas ações (com permissão); manter o contexto entre guias e sessões, e transformar várias páginas em um único tópico de pesquisa conectado.
Com o Atlas – desenvolvido diretamente com base no ChatGPT, com acesso total ao GPT-4o -, é possível conversar sobre qualquer página, gerar ideias e até usar imagens ou capturas de tela para contextualizar. É profundamente conversacional, como um assistente pessoal que se lembra de você”, segundo a Medium
O Comet, desenvolvido com base no modelo Sonar da Perplexity, é treinado para recuperação, raciocínio e sumarização. Ele não apenas fala – ele age. Pode clicar, preencher e executar ações reais na web.
Em relação à privacidade e memória, o recurso de memória do OpenAI, caso seja ativado, permite que o Atlas se lembre da atividade do usuário ao longo do tempo – mas isso levanta questões de privacidade. No caso do Comet, o contexto é armazenado localmente ou na sessão da conta, mas não como memória de longo prazo.
Análise do portal Alpha.Corp aponta que o Atlas “adota uma postura conservadora”. O modo agente não pode executar código, instalar extensões ou acessar senhas, e ele pausa antes de atuar em sites sensíveis, como bancos. As páginas visitadas pelo agente nunca aparecem no histórico de navegação, minimizando a exposição de dados.
Importante salientar que, no caso da OpenAI, o browser não usa o conteúdo da navegação para treinar modelos, a menos que o usuário permita, e as contas Business e Enterprise excluem todo conteúdo do treinamento automaticamente. O Comet concede permissões mais amplas para fornecer automação em e-mails, calendários e aplicativos da web.
Quando o assunto é o preço, o Atlas é gratuito no nível básico, mas é preciso ter uma conta no ChatGPT para usá-lo. Alguns recursos avançados poderão ser vinculados às assinaturas Plus ou Team. O Comet é gratuito para baixar e usar, mas alguns recursos avançados (Enterprise Pro, Sonar Pro) são pagos.
Apesar das diferenças, tanto o Atlas quanto o Comet apontam para a mesma direção: uma internet que deixa de ser apenas consultiva e se torna colaborativa.
Confira alguns dados comparativos abaixo.
ChatGPT Atlas
- Bom para pesquisas
- Excelente para automação de tarefas diárias
- Inclui algumas citações nas respostas
- Segurança forte: ferramenta não tem acesso a downloads ou à senha do usuário
- Automação média, mas mais consistente que o Comet
- Não disponível para usuários de Android ou Windows, apenas macOS
- Incluído com planos Free/Plus/Pro do ChatGPT
Perplexity Comet
- Excelente para pesquisas
- Bom para automação de tarefas diárias
- Toda resposta mostra as fontes
- Segurança média: maior permissão para ações da ferramenta
- Automação poderosa, mas instável
- Disponível para macOS e Windows
- Básico grátis, US$ 5 pelo Comet Plus, US$ 200 pelo Comet Max
–borderColorFollowMe: #4a4a4a;
–textColorFollowMe: #005880;
}






