IMAGEM:
LEGENDA: Matthew McConaughey (foto) e Michael Caine licenciam oficialmente suas vozes para uso em projetos de inteligência artificial desenvolvidos pela ElevenLabs
Dois grandes nomes de Hollywood, Matthew McConaughey e Michael Caine, assinaram um acordo com a empresa de inteligência artificial ElevenLabs, permitindo o uso de suas vozes em projetos baseados em IA. A parceria é parte de um movimento crescente entre celebridades e empresas de tecnologia para explorar novas formas de licenciamento e presença digital,segundo informa o The Guardian.
Com o acordo, a ElevenLabs pode agora gerar versões sintéticas das vozes dos atores. O objetivo, segundo a empresa, é enfrentar um “desafio ético chave” relacionado ao uso de vozes e identidades no universo da inteligência artificial — especialmente em um momento em que Hollywood discute os limites entre inovação e proteção de imagem.
Novos modelos de negócio
Além de licenciar sua voz, McConaughey também investiu na ElevenLabs – ele colabora com a empresa desde 2022. Uma das aplicações imediatas será a tradução da sua newsletter, Lyrics of Livin’, para o espanhol, com narração feita por sua própria voz sintetizada. Em declaração à imprensa, ele afirmou estar “impressionado” com a tecnologia e disse que deseja usá-la para se conectar com mais pessoas.
Já Michael Caine, que recentemente anunciou seu retorno à profissão de ator, diz que o projeto é uma forma de “preservar e compartilhar vozes”, e que a inovação promovida pela ElevenLabs não busca substituir a humanidade, mas celebrá-la. “Não se trata de substituir vozes, mas de ampliá-las”, declarou o ator ao The Guardian.
A iniciativa integra o lançamento do Iconic Voices Marketplace, um mercado virtual criado pela ElevenLabs para disponibilizar vozes de celebridades licenciadas para uso em aplicações geradas por inteligência artificial. Além de McConaughey e Caine, o portfólio da plataforma inclui vozes de artistas vivos, como Liza Minnelli e Art Garfunkel, bem como de figuras históricas ou já falecidas, como John Wayne, Maya Angelou e Alan Turing.
A ElevenLabs, sediada em Nova York, foi recentemente avaliada em US$ 6,6 bilhões (R$ 34 bilhões) e se junta a outras iniciativas semelhantes. Empresas como a Meta já firmaram acordos com artistas como Judi Dench, Kristen Bell e John Cena para utilização de suas vozes em projetos de IA. Celebridades como Ashton Kutcher e Leonardo DiCaprio também têm investido no setor.






