Atualmente, há 8.500 satélites da rede de internet Starlink, da SpaceX – empresa do bilionário Elon Musk -, em órbita. Mas rastreadores espaciais relataram que até quatro deles estão caindo na Terra todos os dias.
Reportagem do The Independente relata que Jonathan McDowell, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, nos Estados Unidos, registrou uma média de um a dois satélites Starlink saindo de órbita por dia este ano. E a previsão é que esse número aumente para cerca de cinco por dia, à medida que a SpaceX continua a expandir sua constelação .
Vídeos dos satélites caindo na Terra viralizaram nas redes sociais e têm causado preocupação de que possam representar um risco para as pessoas. Mas eles não são perigosos, pois foram projetados para queimar completamente na atmosfera terrestre antes de atingir o solo.
Apesar disso, McDowell afirmou que pode haver problemas, pois os cientistas ainda estão tentando entender qual impacto essa taxa de saída de órbitas pode ter na atmosfera da Terra, até porque poluentes provenientes das queimadas, como partículas de óxido de alumínio, podem contribuir para o aquecimento.
“Ainda não está claro, mesmo na era das mega constelações, se esses efeitos serão grandes o suficiente para serem realmente problemáticos, mas também não está claro se não serão”, observou o astrônomo, citado pelo The Independent. “Essa pesquisa está em andamento agora e, se for constatado que já estamos causando danos à atmosfera dessa forma, teremos que repensar algumas de nossas estratégias de descarte.”






