A 37ª rodada da Série B começa nesta sexta-feira, às 20h, com um duelo que pode selar mais um rebaixamento: Paysandu x Amazonas, na Curuzu, em Belém (PA). Enquanto o time da casa já teve a queda confirmada, o Amazonas entra em campo pressionado pela necessidade de vencer para seguir vivo na luta pela permanência.
Com 35 pontos e ocupando a 18ª colocação, o time amazonense precisa triunfar fora de casa e torcer por tropeços de Athletic-MG e Ferroviária, ambos com 40 pontos, para levar a decisão da permanência até a última rodada. Do outro lado, com apenas 27 pontos, o rebaixamento veio ainda na 35ª rodada, deixando o clube em fase de reformulação total.
A partida carrega um ingrediente a mais: a crescente rivalidade recente entre as equipes. Em seis confrontos desde 2023, cada lado soma duas vitórias e empataram em outras duas oportunidades.
Há ainda episódios de tensão dentro e fora de campo marcaram encontros decisivos, incluindo agressões de dirigentes após um pênalti anulado na Série C de 2023 e provocações que aumentaram a animosidade entre torcedores.
O clima na Curuzu também é de expectativas distintas. Parte da torcida do Paysandu, que chegou a torcer por derrota na rodada anterior para complicar o rival Remo, agora quer vitória para empurrar o Amazonas rumo à Série C.
O time paraense vive um processo intenso de mudanças após a queda. Cinco jogadores já tiveram rescisão registrada no BID, com destaque para o zagueiro Thiago Heleno, além de Maurício Antônio, Dudu Vieira, Ronaldo Henrique e Denner. O clube também informou que o goleiro Matheus Nogueira segue protocolo de concussão após choque ocorrido na partida contra o Coritiba.
Mesmo sem chances de permanecer, o time paraense tenta encerrar a temporada com dignidade e quebrar a sequência de sete jogos sem vitória, enquanto o Amazonas joga sua sobrevivência. Para escapar, precisa vencer seus dois compromissos restantes, algo que ainda não conseguiu em toda a competição.
O time manauara ainda terá baixas e retornos importantes para seu jogo da vida na Série B: o artilheiro Kevin Ramírez está fora por motivos pessoais, enquanto Léo Coelho e Diego Torres retornam após suspensão.
Esta penúltima rodada também pode definir os primeiros times que vão subir para a Série A em 2026. Oito clubes ainda estão na briga. As maiores possibilidades estão com o Coritiba, com 99% de chances.
Líder isolado, com Só precisa empatar com 64 pontos só precisar empatar com o Athletic para subir ou vencer para ser campeão antecipado. Se empatar, o Coritiba ainda pode ser campeão na rodada, desde que o rival Athletico, vice-líder, não ganhe da Ferroviária, em Araraquara (SP).
Este jogo decisivo será disputado no Estádio Couto Pereira e com todos ingressos esgotados. A CBF, inclusive, já se antecipou e vai levar troféu e medalhas para a capital paranaense, porque fará a premiação caso o Coritiba confirma seu favoritismo.






