Anteriormente, cientistas determinaram que os hemisférios Norte e Sul da Terra refletiam praticamente a mesma quantidade de luz solar de volta para o espaço. Mas uma nova pesquisa sugere que isso está mudando.
O trabalho, publicado nos Anais da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos da América, constatou que o Hemisfério Norte está escurecendo mais rápido que o Hemisfério Sul, pois está absorvendo mais luz solar.
E isso, conforme relatado pelo Eos, pode alterar os padrões climáticos, a precipitação e o clima geral do planeta nas próximas décadas.
A equipe envolvida analisou dados da missão Clouds and the Earth’s Radiant Energy System (CERES) da NASA, que, desde 2000, registra a quantidade de luz solar absorvida e refletida e a quantidade de radiação infravermelha (de ondas longas) que escapa de volta para o espaço.
Norman Loeb, cientista climático do Centro de Pesquisa Langley da NASA, e colegas usaram essas medições para verificar como o balanço energético da Terra – indica se o planeta está absorvendo mais energia do que libera e como essa diferença varia entre os hemisférios – mudou entre 2001 e 2024.
Eles descobriram que o Hemisfério Norte absorve cerca de 0,34 watt a mais de energia solar por metro quadrado por década do que o Hemisfério Sul. Mas qual a razão desse desequilíbrio? Para obter uma resposta, os cientistas aplicaram a técnica de análise de perturbação radiativa parcial (PRP), que separa a influência de fatores como nuvens, aerossóis, brilho da superfície e vapor de água dos cálculos de quanta luz solar cada hemisfério absorve.
Ao final, foram apontadas três razões principais para o escurecimento do Hemisfério Norte: o derretimento da neve e do gelo, a diminuição da poluição atmosférica e o aumento do vapor de água.
“Faz muito sentido”, disse Loeb ao Eos. “A superfície do Hemisfério Norte está ficando mais escura porque a neve e o gelo estão derretendo. Isso expõe a terra e o oceano abaixo. E a poluição diminuiu em lugares como a China, os EUA e a Europa. Isso significa que há menos aerossóis no ar para refletir a luz solar. No Hemisfério Sul, é o oposto.”
E ele completou: “Como o norte está aquecendo mais rápido, ele também retém mais vapor d’água. O vapor d’água não reflete a luz solar, ele a absorve. Essa é outra razão pela qual o Hemisfério Norte está absorvendo mais calor”.
 
	    	






 
							