Nesta sexta-feira, 27, a “vaquinha” nacional para quitar as dívidas da Arena Corinthians — como é conhecida a Neo Química Arena, estádio do Timão — completa um mês em meio a dificuldades para avançar na arrecadação. Até o momento, a campanha levantou 33,6 milhões de reais, cerca de 5% da meta estabelecida de 700 milhões em seis meses.
Há um mês, quando foi lançada, a vaquinha arrecadou mais de 7,4 milhões de reais nas primeiras 24 horas no ar, superando 25 milhões em menos de uma semana. Se as doações continuarem no ritmo atual, com 33,6 milhões de arrecadação em um mês, o valor levantado seria de aproximadamente 201 milhões de reais até o prazo final de maio, cerca de 28% do montante necessário para quitar totalmente o que o Corinthians deve à Caixa Econômica Federal pela construção da Arena.
Apesar do ritmo reduzido nas contribuições, a torcida organizada Gaviões da Fiel nega que a campanha tenha perdido fôlego. A VEJA, os administradores da vaquinha afirmam que o início da ação superou as expectativas e dizem que seguem confiantes em atingir a meta antes do prazo. “As ações seguem dentro da normalidade, especialmente considerando que dezembro e janeiro são meses em que as famílias brasileiras têm maiores despesas. Sempre soubemos que o engajamento inicial seria forte, e trabalhamos para manter esse ritmo constante ao longo do projeto”, dizem os gestores da Gaviões.
Empresas e celebridades surfam na campanha
Nas primeiras semanas, a vaquinha da Arena ganhou impulso de famosos e marcas de grande porte que contribuíram para a campanha — e, em troca, tiveram seus nomes promovidos como principais doadores para a causa.
Segundo informações da Gaviões da Fiel, o ranking de contribuintes é liderado pela agência de acompanhantes Fatal Model, que doou nada menos que 200 mil reais para a campanha, em ação publicitária com a participação dos ídolos corintianos Vampeta, Marcelinho Carioca e Edilson. A empresa, autodeclarada maior do segmento no Brasil, ganhou notoriedade quando, em ação controversa, tentou mudar o nome do estádio do Vitória para “Fatal Model Barradão” — a decisão foi rejeitada pelos sócios do clube.
A lista dos principais doadores inclui, ainda, a mineradora Qualidade, empresa de pavimentação e terraplanagem de Santa Catarina; o jogador Cássio Ramos, atual goleiro do Cruzeiro; o ex-atacante do Timão Emerson Sheik; e o apresentador de TV Serginho Groisman. A vaquinha tem, ainda, nomes de peso como embaixadores da campanha, incluindo a atriz Alessandra Negrini, a apresentadora Sabrina Sato, o ex-jogador Craque Neto e o músico Badauí, do CPM 22.
De acordo com a Gaviões, há um planejamento de marketing em andamento para turbinar a campanha e atrair mais doações no início de 2025. “As ações com marcas ganharão um novo ritmo nos próximos meses, e estamos avaliando as propostas de ativações para ocorrerem junto ao calendário do futebol. Já com as celebridades, também há um plano em desenvolvimento com nossos embaixadores e influencers para chegarmos aos corinthianos que ainda não se conectaram com a nossa iniciativa, principalmente nas regiões fora do estado de SP”, afirma a torcida.