Em um mundo em que a produtividade é a regra, uma proposta simples tem ganhado força: reservar uma hora por dia para aprender, refletir e pensar. A chamada “regra de uma hora” sugere que dedicar 60 minutos ininterruptos a si mesmo pode gerar mudanças profundas — não apenas na rotina, mas também na forma de pensar e agir.
“Cinco horas por semana. E você se aprimora diariamente. Isso significa ler algo que te desafie. Refletir sobre o que deu errado e por quê. Sentar em silêncio e deixar sua mente vagar propositalmente”, escreveu Thomas Oppong, criador do boletim informativo semanal Postanly, em artigo publicado na Fast Company.
E ele continuou: “O resultado é mais clareza. Menos arrependimentos na vida. E um crescimento que realmente se mantém. Uma hora de foco não apenas muda o seu dia. Ela redefine sua direção. E dá ao seu cérebro tempo para se conectar, criar e corrigir o rumo”.
Ainda segundo o autor, não é preciso alterar a rotina para aplicar essa regra, e usar pequenos intervalos de tempo ao longo do dia para obter o mesmo impacto.
“Uma hora é tempo suficiente para mudar sua vida. E curto o suficiente para ser viável. É o ponto ideal entre o desejo e os resultados práticos. Você pode aprender uma nova habilidade, refletir sobre o que deu certo ou errado no dia. Ou simplesmente sentar e pensar sem o celular. O retorno a um tempo intencional para aprender, pensar ou refletir se multiplica em todas as áreas da sua vida”, complementou.
Oppong também listou os três pilares da regra de uma hora. São eles:
1- Faça do aprendizado um processo ativo
“Não se limite a coletar informações, assimile-as. Se você ler sobre negociação, experimente com um colega de trabalho ou alguém que possa lhe dar feedback. O aprendizado se consolida quando você coloca em prática. Experimente. Aprenda com os erros. Cada vez que você expande sua compreensão, você amplia suas possibilidades”, recomendou.
2- Reflita sobre o novo conhecimento
“Se a aprendizagem é a entrada, a reflexão é o sistema de processamento. É assim que você transforma a experiência em sabedoria útil. Sem reflexão, você basicamente anda em círculos. Muito movimento, nenhuma direção”, apontou.
3- Pense em transformar o aprendizado em sabedoria
“Pensar é questionar sua perspectiva sobre qualquer coisa. É você se sentar sozinho com sua mente, conectando pontos que ninguém mais vê. É deixar seus pensamentos vagarem. E então seguir os interessantes… Pensar dá ao seu cérebro espaço para processar ideias. E quando isso acontece, você se surpreende”, finalizou o autor.






