ENTERPRISE RELEVANCE
terça-feira, outubro 14, 2025
No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
  • Banking
  • Investing
  • Insurance
  • Retirement
  • Taxes
ENTERPRISE RELEVANCE
No Result
View All Result
Home Negócios

5 lições inspiradoras das campeãs da inovação de 2025

Redação by Redação
outubro 14, 2025
in Negócios, News
130 3
0
5 razões pelas quais a inovação falha em uma empresa – e o que fazer a respeito
152
SHARES
1.9k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

Prêmios de inovação trazem uma contribuição mais preciosa do que simplesmente anunciar um ranking de empresas inovadoras. Funcionam como um registro histórico do tempo presente, uma espécie de checkup da vitalidade empresarial, reunindo sinais de como a inovação está sendo desenvolvida, aplicada e percebida.

O Prêmio Valor Inovação Brasil é o mais prestigiado reconhecimento de inovação empresarial do Brasil, e sua 11ª edição aconteceu no último mês de agosto. Tive o privilégio de ser um dos 3 especialistas convidados a colaborar com as avaliações de 2025.

Convido os leitores a descobrirem como a inovação está sendo cultivada e priorizada pelo empresariado. Boa parte dos projetos atuais giram em torno de aplicações de IA para produtividade. Sinal dos tempos em que vivemos. Quase lembrei do álbum de 1994 do cantor Falcão chamado “O dinheiro não é tudo, mas é 100%”. Adaptando o mote para as atuais cozinhas da inovação, ficaria “A IA não é tudo, mas é quase 100%”.

Felizmente, ainda há espaço para inovações em produtos e serviços, modelos de negócio, desenhos organizacionais, captura de valor e experiência do cliente, sem ter a IA como única protagonista. Para a felicidade geral da nação e do planeta, a inovação não está sendo avaliada só em função de eficiência e digitalização, mas também pela adoção de práticas sustentáveis. Uma notícia reconfortante!

A premiação foi abrangente ao avaliar 264 organizações que atuam em 25 segmentos de mercado. Não dá para resumir num único artigo todas as boas práticas compartilhadas, mas selecionei as principais inspirações das 10 empresas mais inovadoras de 2025.

Ecossistemas de inovação

As campeãs brasileiras cultivam fortes relações com ecossistemas de inovação. A iniciativa Natura Campus, da líder do ranking, começou em 2009 e realizou 45 parcerias junto à comunidade científica em 2024. O Natura Startups, mais recente, reuniu 69 empresas com foco em biotecnologia e bioeconomia e realizou 73 projetos de inovação. Esse projeto foi responsável por grande parte dos 267 produtos lançados em 2024. Enquanto isso, o fundo Natura Ventures impulsionou a plataforma de serviços de beleza e bem-estar Bluma.

A Wayra, fundo de corporate venture capital da Vivo, foca nas startups brasileiras desde 2012. Seu investimento na Beegol gerou a implantação de um novo sistema de monitoramento nos modems instalados nas casas de mais de 7 milhões de clientes Vivo Fibra. Já a Vivo Ventures é o braço que investe em empresas maduras como a Klubi (consórcio), a Agrolend (fintech) e a Conexa (telemedicina).

O Einstein Hospital Israelista participa da rede Emprapii, nutre parceria com o Ministério da Saúde, tem um laboratório de design, um centro de inovação e tecnologia (CITS), o fundo de investimento Arava e a aceleradora Eretz.bio, que aposta atualmente em 42 startups.

O Grupo Boticário tem parcerias com USP, MIT, Einstein, Senai, CESAR, Embrapii e diversas startups, contando com programas de aceleração e aportes do fundo GBV. Na CNH Industrial, parcerias com PUC-PR, Unicamp, Agricef e startups como SaveFarm e Bem Agro impulsionam o desenvolvimento de tecnologias para o campo e construção civil.

Uso de tecnologias emergentes

Tecnologia sempre é um dos maiores vetores de transformação, e as organizações mais inovadoras priorizam essa dimensão em suas estratégias. Vice-líder do ranking 2025, o Einstein vem investindo em IA, genômica, telemedicina e plataformas digitais para transformar a experiência do paciente e ampliar o acesso à saúde. Desde 2016, tem uma área de Big Data e Analytics; seus esforços em IA disponibilizam 120 algoritmos para melhorar a gestão hospitalar.

Os drones e plataformas digitais da Eletrobrás auxiliam na manutenção de linhas de transmissão e na previsão de eventos climáticos extremos. Na Embraer, a plataforma SmartPlanning, baseada em IA, otimiza a gestão de materiais e estoques, enquanto o projeto eVTOL — veículo elétrico de decolagem vertical — tocado pela spin-off Eve Air pensa a mobilidade aérea urbana com tecnologias de ponta.

A Vivo explora digital twins, IA para otimização de rede e monitoramento proativo de modems; a WEG integra sensores e IA para manutenção preditiva de máquinas; a CNH investe em conectividade rural com a Starlink, e em plataformas digitais como o FieldOps, que integram IA para gestão de frotas; a Energisa usa algoritmos para prever padrões irregulares de consumo e o momento de fazer a manutenção e substituição de equipamentos.

Recursos para inovação

A consolidação de equipes, recursos financeiros, processos e laboratórios de inovação permite transformar oportunidades em soluções tangíveis. A Embraer investe 5% do seu faturamento em P&D, tem mais de 800 patentes registradas e trouxe como destaque para essa edição seu “laboratório voador” — a Plataforma Demonstradora de Novas Tecnologias (PDNT) —, um exemplo de como testar tecnologias emergentes, como propulsão híbrida, materiais avançados e pilotagem autônoma com agilidade e segurança.

O Boticário, além de contar com 400 profissionais em P&D, fez saltar de 200 para 3 mil o número de funcionários na área de TI, evidenciando um redesenho organizacional ambicioso para transformar a organização em uma beauty tech.

A Weg investe cerca de 2,8% da receita operacional líquida em P&D; a Eletrobrás centralizou a operação de monitoramento de ativos e dados climáticos em um único centro, reunindo meteorologistas, cientistas de dados e profissionais de operação para otimizar a gestão de suas hidrelétricas e linhas de transmissão, enquanto a Petrobras tem mil pesquisadores atuando em 116 laboratórios no seu centro de pesquisas (Cenpes).

Inovação sustentável

As líderes do ranking nacional entendem que inovação e sustentabilidade caminham juntas. Na Natura, a criação da plataforma Amazônia 5.0 — integrando tecnologias ômicas, machine learning e bioinformática — levou à descoberta de 46 bioingredientes com origem na sociobiodiversidade regional, colaborando para preservar mais de 2 milhões de hectares.

A Petrobras aloca o montante de US$ 1 bilhão para projetos de “baixo carbono”, englobando pesquisas de fontes de energia renovável como biodiesel, biometano, etanol, eólica, solar e hidrogênio, além de captura e armazenamento de carbono.

A CNH aplica tecnologia em seus equipamentos pulverizadores, reduzindo em mais de 80% o uso de herbicidas, além de trabalhar no desenvolvimento de máquinas movidas a etanol. A WEG desenvolve motores industriais mais eficientes, focando em eficiência energética e redução de emissões. Já a Energisa estuda as possibilidades de serviço alinhadadas ao avanço de fontes variáveis de energia.

E o Grupo Boticário traz um sopro novo e necessário, aplicando inovação e tecnologia voltadas à diversidade e inclusão: a empresa criou o primeiro “batom inteligente” que, junto com os pincéis acessíveis da marca Make B, refletem a responsabilidade social no negócio.

Inovação guiada por propósito e cultura

Empresas maduras em inovação apostam na evolução constante de sua cultura, derrubando barreiras, investindo em aprendizagem, colaboração e mentalidade de crescimento. Como o Boticário, a Embraer envolve mais de 20 mil funcionários nos processos de inovação por meio do programa “Embaixadores da Inovação”.

Já a Vivo aposta no programa Shapers, que atua como catalisador de novos negócios e soluções digitais, mostrando que propósito e cultura caminham lado a lado na construção de ambientes propícios à inovação.

Na WEG, a empresa estimula todos os colaboradores a contribuírem com ideias, conectando ganhos de lucros à participação nos resultados. A companhia criou também um programa para formar profissionais capacitados a desenvolver soluções com IA, além de investir em programas de intercâmbio com fábricas de outros países.

Resultados e impacto

Em um ambiente de negócios com atenção geral redobrada para a geração de resultados pela inovação, as campeãs de 2025 têm uma visão pragmática que prioriza programas estratégicos, mensuráveis, capazes de contribuir para seu presente e futuro.

No Boticário, 27% das vendas totais de 2024 vieram de produtos lançados nos últimos 12 meses, com a média de 5 mil novos itens introduzidos anualmente. A WEG obteve 55% de seu faturamento com produtos lançados nos últimos cinco anos, e alcança reduções significativas de custo com projetos da industria 4.0.

A Vivo transformou novos negócios digitais em 11% da receita, com projetos que vão de serviços B2B a soluções para o consumidor final, gerando R$ 130 milhões via startups conectadas. Estes resultados comprovam que a inovação, quando alinhada a propósito, estrutura, tecnologia e parcerias, cria impacto real.

Como sempre defendo como professor, palestrante e consultor, Inovação é fruto de um sistema influenciado por múltiplos ingredientes. Nesse artigo, compartilhei algumas das inspirações das Top 10 empresas mais inovadoras do Prêmio Valor Inovação Brasil 2025: estratégia; recursos alinhados; conexão com ecossistemas; desenvolvimento de tecnologias; cultura em constante evolução; visão sustentável e foco em resultados.

Agora é momento certo para sua organização adaptar essas lições e dar mais passos em direção à transformação do negócio. Mãos à obra!

Related Posts

Sondas na órbita de Marte captam novas imagens do cometa 3I/ATLAS
Negócios

Sondas na órbita de Marte captam novas imagens do cometa 3I/ATLAS

outubro 14, 2025
TOPO
Negócios

O aplicativo indiano que quer desafiar a supremacia do WhastApp

outubro 14, 2025
Microsoft lança seu primeiro gerador de imagens com IA, o MAI-Image-1
Negócios

Microsoft lança seu primeiro gerador de imagens com IA, o MAI-Image-1

outubro 14, 2025
Adoçante pode ajudar no tratamento capilar contra a calvície
Negócios

Adoçante pode ajudar no tratamento capilar contra a calvície

outubro 14, 2025
Nvidia começa a vender o menor supercomputador pessoal de IA do mundo
Negócios

Nvidia começa a vender o menor supercomputador pessoal de IA do mundo

outubro 14, 2025
TOPO
Negócios

Por que cada vez mais analistas falam em 'bolha' da inteligência artificial prestes a estourar

outubro 14, 2025

Posts recentes

  • Sondas na órbita de Marte captam novas imagens do cometa 3I/ATLAS
  • O aplicativo indiano que quer desafiar a supremacia do WhastApp
  • Rafael Tolói, do São Paulo, segue em tratamento e não enfrenta o Grêmio
  • Val Marchiori é internada para dar início à quimioterapia
  • Lavar o frango antes de cozinhar pode matar, e a ciência explica o porquê
ENTERPRISE RELEVANCE

We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Check our landing page for details.

Categorias

  • Banking
  • Economia
  • Insurance
  • Investing
  • Negócios
  • News
  • Política
  • Retirement
  • Uncategorized

Follow us on social media

Recent News

  • Sondas na órbita de Marte captam novas imagens do cometa 3I/ATLAS
  • O aplicativo indiano que quer desafiar a supremacia do WhastApp
  • Rafael Tolói, do São Paulo, segue em tratamento e não enfrenta o Grêmio
  • Home
  • Banking
  • Investing
  • Insurance
  • Retirement
  • Taxes

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #874 (sem título)
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Sample Page

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.