Curtindo uma desintoxicação digital no interior do oeste dos EUA, o cientista Fred Ramsdell se assustou quando sua esposa soltou um grito. Ele temeu que ela tivesse avistado um urso-cinzento. Mas descobriu uma surpresa muito melhor: ele havia ganhado o Prêmio Nobel de Medicina.
O comitê do Nobel não havia conseguido falar com o imunologista, cujo celular estava no modo avião, pois ele estava em uma viagem, fazendo hiking e acampando, sem nenhum contato digital com o resto da humanidade. Mas finalmente conseguiu falar com o casal na manhã desta terça-feira (7), relata o The Guardian.
“Eles estavam em uma região onde há muitos ursos-cinzentos, então ele ficou bastante preocupado quando ela soltou um grito”, disse Thomas Perlmann, secretário-geral do comitê do Nobel. “Felizmente, era o Prêmio Nobel. Ele estava muito feliz e eufórico e não esperava o prêmio de forma alguma.”
Perlmann disse que Ramsdell e sua esposa, Laura O’Neill, estavam voltando para o hotel quando pararam para consertar algo no carro. Foi nesse momento que a esposa de Ramsdell ligou o celular e viu as dezenas de mensagens de felicitações.
Em declarações ao New York Times de um hotel em Montana, Ramsdell disse que “certamente não esperava ganhar o prêmio Nobel”. O casal estava em uma viagem de três semanas que cruzou as cadeias de montanhas de Idaho, Wyoming e Montana. “Nunca me passou pela cabeça”, disse ele.
Ramsdell dividiu o prestigioso prêmio de 2025 com Mary Brunkow, do Instituto de Biologia de Sistemas em Seattle, e Shimon Sakaguchi, da Universidade de Osaka, no Japão, por suas descobertas relacionadas ao funcionamento do sistema imunológico. Eles receberão um prêmio de 11 milhões de coroas suecas (cerca de £ 871.400).
O prêmio celebra uma descoberta fundamental relacionada às células T, um importante componente do sistema imunológico. As células T são um tipo de glóbulo branco, produzido na medula óssea, que ajuda a sinalizar micróbios invasores e a matar células infectadas ou cancerígenas. Elas são frequentemente chamadas de “guardas de segurança”.
No momento do anúncio inicial, na segunda-feira, Perlmann revelou que havia conseguido falar apenas com Sakaguchi. “Temos os números de telefone deles, mas provavelmente estão no modo silencioso”, disse ele. Brunkow foi contatado posteriormente, mas Ramsdell, de 64 anos, permaneceu incomunicável.
Um porta-voz do laboratório de Ramsdell, Sonoma Biotherapeutics, em São Francisco, disse mais tarde na segunda-feira que ele estava “vivendo a melhor vida possível”, “desligado” do mundo digital.
Enquanto isso, Jeffrey Bluestone, amigo de Ramsdell e cofundador do laboratório, disse que “estava tentando entrar em contato com ele”, mas pensou que “ele pudesse estar viajando de mochila”.
Contatar ganhadores do Prêmio Nobel em todo o mundo tem sido uma frustração constante. O músico Bob Dylan ignorou seu prêmio Nobel de literatura de 2016 por dias, enquanto os organizadores do prêmio de medicina de 2011 descobriram um dos ganhadores havia falecido dias antes.
Em 2020, o comitê do Nobel enfrentou dificuldades semelhantes para os ganhadores do prêmio de economia. Quando o telefone de Bob Wilson tocou em Stanford no meio da noite, ele o desligou, então o comitê teve que ligar para sua esposa.
Quando o comitê também não conseguiu falar com seu colega Paul Milgrom, Wilson teve que acordá-lo. Imagens da câmera de segurança de Milgrom capturaram o momento em que ele foi informado de sua vitória no Nobel, ao que ele respondeu: “Sim, eu ganhei? Uau.”






