ENTERPRISE RELEVANCE
terça-feira, fevereiro 3, 2026
No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
  • Banking
  • Investing
  • Insurance
  • Retirement
  • Taxes
ENTERPRISE RELEVANCE
No Result
View All Result

Previsão indica temperaturas de 10°C a 22°C em SP nesta terça (8)

Redação by Redação
julho 8, 2025
in Sem categoria
126 7
0
152
SHARES
1.9k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter

(CBS NEWS) – De acordo com os institutos de meteorologia, esta semana ainda será marcada pela presença do ar frio, aos poucos menos intenso, mas persistente, na região metropolitana de São Paulo, o que mantém a sensação de frio, principalmente nas madrugadas.

Com isso, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, as temperaturas devem se elevar gradativamente a partir do final de semana, com valores mais próximos da média para o mês, que é de 12,7°C para as mínimas e 23°C para as máximas.

As simulações atmosféricas mais recentes não indicam previsão de chuva para esta semana, como era esperado para esta quarta (9). E a tendência é de redução dos índices de umidade do ar.

Para esta terça-feira (8), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê um cenário atmosférico com madrugada fria, com termômetros na casa dos 10°C e nebulosidade variável no decorrer do dia, com a presença mais constante do sol, o que permite uma pequena elevação da temperatura máxima até os 22°C, com valores mínimos de umidade próximos aos 40%.

PREVISÃO DO TEMPO

Por isso, a Defesa Civil Municipal mantém toda a capital paulista em estado de alerta para baixas temperaturas desde domingo (22 de junho). O governo estadual também anunciou a prorrogação do abrigo solidário na estação Pedro 2º do Metrô, na região central da cidade, até pelo menos na quinta-feira (10), para oferecer acolhimento a pessoas em situação de rua.

Nesta segunda (7), a temperatura máxima registrada pelo Inmet foi de 21,2°C na estação meteorológica do Mirante de Santana, às 16h, enquanto a mínima foi de 11,1°C, às 7h.

Os dados históricos do CGE municipal mostram que julho registrou até o momento 1,2 mm de chuva, que representa 2,9% dos 41,7 mm esperados para o mês, mostrando que o inverno está sendo mais seco que o esperado.

Em relação ao estado de São Paulo, a Defesa Civil destaca que o frio também continuará em praticamente todas as regiões, com mínimas baixas entre a madrugada e a manhã, até pelo menos sexta (11).

Segundo o órgão, as menores temperaturas previstas nesse período são:

Serra da Mantiqueira, Vale do Ribeira e Região de Itapeva: mínimas em torno de 6°C;
Vale do Paraíba, Sorocaba, Campinas, Bauru e Araraquara: cerca de 8°C;
Região metropolitana da capital, Presidente Prudente e Marília: em torno de 9°C;
Barretos, Franca e Ribeirão Preto: aproximadamente 10°C;
Araçatuba e São José do Rio Preto: mínimas em torno de 11°C;
Baixada Santista e litoral norte: temperaturas próximas de 14°C.

A Climatempo ainda destaca a possibilidade para a formação de nevoeiro nas primeiras horas do dia e chance para geada na serra da Mantiqueira, onde os termômetros podem marcar mínima de 7°C e máxima de 17°C em Campos do Jordão nesta terça.

Leia também:

Acrópole de Atenas fecha temporariamente devido a calor de 42 °C; veja

O Ministério da Cultura da Grécia anunciou que as visitas à Acrópole de Atenas estarão suspensas hoje durante as horas mais quentes do dia, devido à intensa onda de calor que atinge o país.

 
Os turistas não poderão acessar o Partenon e outros monumentos históricos localizados no topo da colina entre 13h e 17h (horário local), o equivalente a 7h e 11h no horário de Brasília, segundo informou o ministério.

De acordo com o serviço meteorológico nacional (EMY), as temperaturas nesta terça-feira podem chegar a 41°C ou 42°C na região leste do país, enquanto no oeste os termômetros devem marcar entre 38°C e 39°C.

A previsão é de que a onda de calor continue na quarta-feira, com máximas de até 42°C em algumas áreas, e comece a perder força na quinta-feira.

Em Atenas, os termômetros já marcavam 30°C às 9h da manhã (horário local), com expectativa de alcançar até 38°C, podendo ser ainda mais quente em áreas centrais da cidade.

A Defesa Civil da Grécia também emitiu um alerta sobre o alto risco de incêndios nas redondezas de Atenas, na região da Ática, no centro do país e no sul da península do Peloponeso.

A Acrópole, considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, é um dos maiores símbolos da Grécia Antiga e abriga o Partenon, templo dedicado à deusa Atena, construído no século V a.C.

Durante os verões de 2023 e 2024, o local também precisou ser fechado temporariamente por conta do calor extremo. Em julho de 2023, uma onda de calor histórica forçou o fechamento do sítio arqueológico por duas semanas.

No ano passado, a Acrópole bateu recorde de público, recebendo cerca de 4,5 milhões de visitantes — um aumento de 15,1% em relação aos 3,9 milhões registrados em 2023.
 
 Leia também:

Europa tem blecautes e também pico de geração solar durante onda de calor

(CBS NEWS) – Efeito colateral de uma severa onda de calor, que provocou recordes de temperatura, incêndios e mortes nos últimos dias, a geração de energia solar alcançou o maior patamar da história na Europa para um mês de junho, 45 TWh _crescimento de 22% se comparado ao mesmo mês do ano passado. Ainda assim, o continente não escapou de blecautes e interrupções de serviços, provocados pela alta no consumo de energia e problemas de distribuição.

 
Segundo análise da Ember, um think-tank dedicado ao setor, a demanda diária de energia na região sofreu um salto de 14% nesta semana, quando a canícula, intensificada pelas mudanças climáticas, de acordo com especialistas, levou os termômetros a mais de 40°C em regiões de Portugal, Espanha e França -ou próxima a isso em países normalmente mais frios, como a Alemanha.

Tanto calor fez o sexto maior produtor de energia solar do mundo alcançar a marca de 50 GW nas horas mais quentes do dia. Ao mesmo tempo, o consumo relacionado a ar condicionado subiu 6% em um país que não tem o equipamento popularizado.

Não foi o caso da Alemanha, mas blecautes curtos viraram rotina na Itália, e França e Espanha sofreram com paralisações em seus serviços ferroviários. Nesta sexta-feira (4), foi a vez de Praga ficar sem metrô. A capital da República Tcheca encara máximas de 37°C nesta semana e investiga as causas do apagão.

Além de problemas de manutenção e infraestrutura, o calor provocou o desligamento de várias termelétricas. Questões de refrigeração afetaram também o funcionamento de reatores nucleares na França e na Suíça. Em Beznau, a preocupação foi também ambiental, já que manter o funcionamento aumentaria a temperatura do rio Aare a ponto de afetar fauna e flora locais.

“Apesar da enorme pressão, as redes europeias passaram no teste de resistência, e a energia solar desempenhou um papel importante para mantê-las em funcionamento”, afirma Pawel Czyzak, diretor da Ember, em seu estudo. “O excedente de energia solar durante o dia ajudou a evitar mais apagões. No entanto, o uso de armazenamento de energia ainda é insuficiente, levando a uma redução no fornecimento após o pôr do sol. Isso se traduziu em um aumento acentuado nos preços da eletricidade”, escreve o especialista.

Segundo a análise, entre 24 de junho e 1° de julho, o preço da eletricidade teve picos de 175% na Alemanha, 108% na França e 106% na Polônia. Acionadas, interconexões evitaram que esses saltos fossem efetivamente traduzidos em tarifas. Ainda que a energia tenha sido entregue aos mercados que mais a necessitavam durante a onda de calor, o sistema europeu de distribuição precisa de investimento para aumentar o número de interconexões e capacidade de baterias.

“As ondas de calor não vão desaparecer, apenas se tornarão mais intensas no futuro. Soluções que possam ajudar a mitigar seus impactos, como armazenamento em baterias, interconexão, flexibilidade da demanda e tarifas dinâmicas, devem se tornar parte essencial do planejamento da rede e do projeto do mercado de energia. Talvez a maior oportunidade seja armazenar energia solar para ajudar a alimentar o ar condicionado até tarde da noite”, afirma Czyzak.

Adequar a geração de energia limpa à distribuição é um desafio global. Em abril, um apagão deixou Espanha e Portugal sem energia por mais de 14 horas. A especulação inicial de que o sistema espanhol falhou por ter uma grande participação de fontes renováveis foi rechaçada pelo governo do país. Segundo relatório publicado no mês passado, empresas falharam ao não regular a tensão na rede, que caiu por falta de capacidade.

Levantamento mostra que o frio aumentou em 12% a conjuntivite viral este ano e porque a conjuntivite alérgica é maior entre mulheres

Notícias ao Minuto | 07:10 – 18/06/2025

Previsão indica temperaturas de 10°C a 22°C em SP nesta terça (8)

Related Posts

Investing

Palestinos recebem reabertura de Rafah com sentimentos mistos após mais de 2 anos de guerra

fevereiro 2, 2026
Banking

Benzema é anunciado por novo time da Arábia após polêmica com Al-Ittihad

fevereiro 2, 2026

Câmara aprova Gás do Povo, programa que troca vale por botijões

fevereiro 2, 2026

Leandra Leal diz que rejeitou pressão para emagrecer ao assumir vilã em 'Coração Acelerado'

fevereiro 2, 2026
Banking

Besiktas, da Turquia, desiste de proposta por Pablo Maia, do São Paulo

fevereiro 2, 2026

Motta promete avançar sobre escala 6×1 e trabalho por aplicativos

fevereiro 2, 2026

MATÉRIAS RECENTES

  • Palestinos recebem reabertura de Rafah com sentimentos mistos após mais de 2 anos de guerra
  • Benzema é anunciado por novo time da Arábia após polêmica com Al-Ittihad
  • Câmara aprova Gás do Povo, programa que troca vale por botijões
  • Leandra Leal diz que rejeitou pressão para emagrecer ao assumir vilã em 'Coração Acelerado'
  • Besiktas, da Turquia, desiste de proposta por Pablo Maia, do São Paulo
ENTERPRISE RELEVANCE

We bring you the best Premium WordPress Themes that perfect for news, magazine, personal blog, etc. Check our landing page for details.

Categorias

  • Banking
  • Economia
  • Insurance
  • Investing
  • Negócios
  • News
  • Política
  • Retirement
  • Uncategorized

Follow us on social media

Recent News

  • Palestinos recebem reabertura de Rafah com sentimentos mistos após mais de 2 anos de guerra
  • Benzema é anunciado por novo time da Arábia após polêmica com Al-Ittihad
  • Câmara aprova Gás do Povo, programa que troca vale por botijões
  • Home
  • Banking
  • Investing
  • Insurance
  • Retirement
  • Taxes

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • #874 (sem título)
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Sample Page

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.