Dólar(PTAX)
Venda5,6511
Compra5,6505
Euro(PTAX)
Venda6,3688
Compra6,3675
Iene
Venda0,0389
Compra0,0389
ENTERPRISE RELEVANCE
No Result
View All Result
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
  • Lifestyle
No Result
View All Result
ENTERPRISE RELEVANCE
No Result
View All Result
Home Política

Militares investigados pela PF sobre trama golpista e urnas ficam fora de lista de indiciados

in Política
A A

CAIO CRISÓSTOMO
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A Polícia Federal deixou de fora da lista de indiciamento por trama golpista ao menos três militares e um empresário mencionados ao longo das investigações sobre ataques ao sistema eleitoral e tentativa de golpe de Estado.

Após a conclusão do inquérito na última quinta-feira (21), foram indiciados o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 36 pessoas. O caso seguiu para análise do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que deverá encaminhá-lo para a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Foram deixados de fora da lista de indiciados da PF o tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo, preso na terça-feira (19) na operação Contragolpe; o general Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência e um dos precursores do ataque às urnas ainda no governo Bolsonaro; o coronel Jean Lawand Júnior, que pediu ao ex-ajudante de ordens Mauro Cid para que Bolsonaro desse um golpe; e o empresário Eder Balbino, contratado pelo PL para tentar questionar a confiabilidade das urnas eletrônicas.

Procurados, eles não responderam à reportagem.
O tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo foi preso na operação Contragolpe por suspeita de integrar um grupo que planejava matar o presidente Lula (PT), seu vice Geraldo Alckmin (PSB) e Moraes.

Segundo a PF, Bezerra seria um dos integrantes do grupo “Copa 2022”, composto por militares “kids pretos” no aplicativo de mensagens Signal, que orquestraria o sequestro e morte do ministro do STF.

Os investigadores identificaram que, em 15 de dezembro de 2022, um celular de Bezerra estaria vinculado ao codinome Brasil, que também integrava o grupo que monitorava Moraes.

O último relatório da PF sobre a trama golpista aponta que Bezerra seria próximo de outro militar preso, Rafael Martins de Oliveira, suspeito de usar dados de outra pessoa para habilitar um celular utilizado na comunicação do grupo “Copa 2022”, criado para o monitoramento do magistrado.

A investigação que levou ao indiciamento de 37 pessoas dividiu os suspeitos em seis núcleos: desinformação e ataques ao sistema eleitoral; incitação de militares a aderirem ao golpe; jurídico; operacional de apoio às ações golpistas; inteligência paralela; e cumprimento de medidas coercitivas.

O general Luiz Eduardo Ramos, ex-ministro de Bolsonaro, participou da ofensiva para questionar a vulnerabilidade das urnas na gestão bolsonarista, mas acabou de fora da lista de indiciados.

Segundo uma investigação da PF, aberta após a live de julho de 2021 em que Bolsonaro fez o maior ataque ao sistema de votos, Ramos procurou o técnico em eletrônica Marcelo Abrieli, responsável por produzir um material sobre possíveis fraudes nas eleições de 2014.

Lista ** Abrieli confirmou em depoimento à PF ter sido procurado ainda em 2019 por Ramos para uma reunião com Bolsonaro no Planalto para tratar sobre fraudes em urnas eletrônicas.

O general Ramos também foi chefe de Mário Fernandes, preso na operação Contragolpe da PF, por suspeita de ter elaborado o plano para matar Lula, Alckmin e Moraes e imprimido o documento no Palácio do Planalto.

Também deixado de fora da lista de indiciamentos, o coronel do Exército Jean Lawand Júnior chegou a pedir a Mauro Cid para que Bolsonaro desse um golpe para evitar a posse de Lula. A troca de mensagens foi encontrada pela PF no celular do ex-ajudante de ordens.

“Cidão, pelo amor de Deus, cara. Ele [Bolsonaro] dê a ordem que o povo tá com ele, cara. Se os caras não cumprir, o problema é deles. Acaba o Exército Brasileiro se esses cara não cumprir a ordem do, do Comandante Supremo. Como é que eu vou aceitar uma ordem de um General, que não recebeu, que não aceitou a ordem do Comandante. Pelo amor de Deus, Cidão. Pelo amor de Deus, faz alguma coisa, cara. Convence ele a fazer”, disse Lawand em um dos áudios, segundo transcrição da PF.

Lawand foi ouvido pela CPI do 8 de janeiro no dia 27 de junho, quando negou ter arquitetado um golpe em troca de mensagens com Cid. Segundo ele, a intenção das mensagens era compreender o que ocorria no país.

O empresário Eder Balbin, que atua no ramo de tecnologia da informação de Uberlândia (MG), foi chamado de “gênio de Uberlândia” pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, sob a alegação de ter ajudado o partido a descobrir supostas vulnerabilidades no sistema de votação.

Eder foi contratado pelo Instituto Voto Legal após a repercussão do trabalho de questionar a confiabilidade das urnas. O presidente do instituto, Carlos Rocha, está na lista de indiciados pela PF.

O empresário mineiro foi alvo de busca e apreensão da PF em fevereiro deste ano, quando foi deflagrada a operação Tempus Veritatis, que mirou envolvidos na trama golpista.

Leia Também: Eduardo Paes e Sérgio Moro protagonizam bate-boca virtual: ‘Recolha-se a sua insignificância’

Militares investigados pela PF sobre trama golpista e urnas ficam fora de lista de indiciados

Previous Post

Setor automotivo da Bosch planeja cortes de empregos expressivos nos próximos anos

Next Post

Veja quem tem direito ao 13º proporcional e como calcular o valor

Related Posts

STF marca julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma
Política

Moraes vota por Zambelli pegar 10 anos de prisão por invasão ao CNJ

Política

Marina fala em retrocesso e desmonte do licenciamento ambiental após pressão de Alcolumbre

Política

Campos Neto diz que informou Comissão de Ética Pública sobre cargo no Nubank, mas governo nega

Next Post

Veja quem tem direito ao 13º proporcional e como calcular o valor

'Bolsonaro foi indiciado, e daí? A vida continua', diz Caiado

Bolsonaro terá benefício em prescrição de crimes ao fazer 70 anos em 2025

Recomendados

Petrobras aumenta preço do diesel em mais de 6% a partir de sábado (1º)

Master Fort Telhas: Liderando a Inovação em Telhas Térmicas em Goiânia | PressWorks

Janja pede regulamentação das redes com votação no Congresso após morte de criança em desafio

Lula envia nesta terça proposta que isenta IR até R$ 5.000

ENTERPRISE RELEVANCE

LEIA TAMBÉM

  • Poupança tem saque líquido de R$ 6,418 bilhões em abril, afirma BC
  • Moraes vota por Zambelli pegar 10 anos de prisão por invasão ao CNJ
  • Tarifa de 80% sobre a China ‘parece correta’, afirma Trump
  • Santander coloca parcelas de empréstimo pessoal na fatura do cartão de crédito
  • Marina fala em retrocesso e desmonte do licenciamento ambiental após pressão de Alcolumbre

DESTAQUES

Imersão Nis - Evento para empreendedores

Imersão NIS: O Evento para Empreendedores em Busca de Crescimento e Superação

...

Lide no Japão

João Doria Anuncia Expansão do Lide no Japão e Fortalecimento de Parcerias Comerciais

...

Empreendedorismo-com-Propósito

Como o Empreendedorismo com Propósito Transforma Vidas e Mercados

...

© 2025 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - ENTERPRISE RELEVANCE

No Result
View All Result
  • Home
  • News
  • Lifestyle

© 2025 Todos os direitos reservados - Enterprise Relevance