Todo final de ano, a questão vem à tona: teremos a volta do horário de verão? A medida foi suspensa em 2019, mas desde então continua a rondar o imaginário dos brasileiros. Declarações recentes do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no programa Bom Dia, Ministro, indicam que a retomada do horário de verão ainda não é provável.
De acordo com Silveira, análises feitas em conjunto com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico apontam que o Brasil se encontra em uma situação energética segura neste ano, graças ao planejamento do setor e ao alto índice de chuvas registrado nos últimos anos. Por isso, o horário de verão não foi retomado em 2025 e ainda não há previsão para seu retorno.
O ministro também destacou que o país tem grande capacidade de gerar energia renovável. Para evitar riscos de escassez energética, Silveira afirmou que o governo federal está investindo em alternativas. Uma delas é o lançamento, ainda neste ano, de um leilão de baterias.
Por fim, o ministro ressaltou que o sistema energético brasileiro é robusto. Por isso, o governo descarta, por enquanto, a volta do horário de verão.
Em nota a Época NEGÓCIOS, o Ministério de Minas e Energia informou que o tema é permanentemente avaliado pela Pasta. Além disso, “conforme avaliação realizada na 311ª Reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), ocorrida em 08/10, as condições dos reservatórios são favoráveis, evoluindo dentro da normalidade ao longo do período seco, deixando o Sistema Interligado Nacional (SIN) em situação melhor que no ano passado”.
Ainda segundo o Ministério, “estudos até março de 2026 confirmam o pleno atendimento de energia, conforme foi destacado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), na referida reunião”.
	    	




