A Xiaomi, empresa chinesa de tecnologia, começou a liberar nesta semana o seu sistema HyperOS 3 para alguns modelos da marca na China, trazendo uma série de recursos com inteligência artificial e mudanças na interface do usuário.
Segundo o portal NDTV Profit Tech, após o lançamento inicial da versão beta no final de agosto, a Xiaomi liberou agora a versão estável do HyperOS 3 para seis de seus aparelhos topo de linha na China. A expectativa, diz o site, é que a atualização seja disponibilizada globalmente na próxima semana.
O sistema operacional HyperOS 3 é baseado no Android 16 e oferece mais integração com a plataforma da Xiaomi, além de animações mais fluidas para melhorar a experiência de uso.
O lançamento do HyperOS 3 na China começa com os seguintes modelos de smartphones:
- Xiaomi 15
- Xiaomi 15 Pro
- Xiaomi 15S Pro
- Xiaomi 15 Ultra
- Redmi K80 Pro
- Redmi K80 Ultra
A atualização HyperOS 3 traz uma nova aparência à interface. Há novos esquemas de cores e a navegação geral ficou mais moderna. De acordo com a empresa, ele é “mais rápido, inteligente e fluido”, com gráficos mais estáveis, animações mais refinadas e desempenho geral aprimorado.
Um dos destaques é o Hyper Island, um recurso que a Xiaomi já havia apresentado anteriormente. Ele mostra informações como nível de bateria, cronômetros, lembretes e controles de mídia em uma área específica da tela ao redor da câmera frontal. O recurso também facilita a multitarefa.
A atualização também melhora a integração dentro do ecossistema Xiaomi: agora é possível realizar chamadas, enviar mensagens e espelhar a tela entre smartphones, notebooks e tablets da marca.
O HyperOS 3 também permite a troca de arquivos simplesmente aproximando os dispositivos Xiaomi, além de incluir funcionalidades com inteligência artificial, como tradução de ligações e conversas e criação de papéis de parede dinâmicos e personalizados.






