Morreu nesta manhã no Rio de Janeiro o ator Ney Latorraca aos 80 anos. Ele estava internado desde agosto na Clínica São Vicente, na Gávea, devido a uma sepse (infecção generalizada) decorrente de um câncer de próstata que descobriu em 2019. Houve uma recidiva com metástase.
Acessibilidade
Latorraca estava afastado das telas e dos palcos desde 2019. O ator teve uma carreira artística longa e produtiva, marcada por muitos sucessos na área do humor. Seus personagens mais conhecidos na televisão foram Barbosa, na “TV Pirata”, programa humorístico semanal exibido pela TV Globo na década de 1990, e Conde Vlad, na novela “O Beijo do Vampiro”, de 1991.
No teatro, ao lado do parceiro Marco Nanini, estrelou “O Mistério de Irma Vap” em 1986 a partir de um texto do autor americano Charles Ludlam (1943-1987), que estreou no circuito alternativo em Nova York em 1984.
Misturando elementos de drama vitoriano e farsa, “Irma Vap” trouxe o besteirol para o grande público no País. Foi encenada por 11 anos pela dupla Latorraca e Nanini, sendo a peça que permaneceu mais tempo em cartaz no Brasil (com direito a menção no Guiness Book em 2003).
Nascimento em Santos
Antonio Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Era filho do cantor Alfredo e da corista Tomaza, que trabalhavam em cassinos. Com apenas 6 anos, participou de programas na Rádio Record. Aos 19 estrou no teatro, participando da peça infantil “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado. Durante a década de 1970, atuou em vários espetáculos, entre eles: “Hair” (1970), “Jesus Cristo Superstar” (1972), “Bodas de Sangue” (1973) e “A Mandrágora” (1975).
Sua estreia na televisão ocorreu na Globo em 1975, em um papel sem falas na novela “Escalada”, escrita por Lauro César Muniz e estrelada por Tarcísio Meira. Apesar de não falar, a personagem de Latorraca gerou curiosidade no público e o levou a participar de outras novelas. Também representou um playboy na novela “Estúpido Cupido”, no ano seguinte.
Latorraca passou quase toda a carreira na Globo, com exceção de duas passagens breves pelo SBT, e nunca esteve longe dos palcos por muito tempo. O ator deixa o marido, o ator, produtor e escritor Edi Botelho, com quem estava desde 1995.
O ator deixa o marido, o ator e diretor Edi Botelho, 66, com quem estava casado desde 1995. O casal optou por não ter filhos.